Biografias

Ronald Fisher

                                                 Imagem-Ronald Fisher
                                                 Fonte:www.aprender-mat (visualizado em 6/05/2017)

Nascimento:17 de fevereiro de 1890 Londres
Morte: 29 de julho de 1962 (72 anos) Adelaide
Nacionalidade: Inglês
Prêmios :Medalha Real (1938), Medalha Guy de Ouro (1946), Medalha Copley (1955), Medalha Darwin-Wallace (1958)
Instituições:Rothamsted Experimental Station, University College London, Universidade de Cambridge, Universidade de Adelaide, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation

Sir Ronald Aylmer Fisher, FRS (Londres, 17 de fevereiro de 1890 — Adelaide, 29 de julho de 1962) foium estatístico, biólogo evolutivo e geneticista inglês.

Foi descrito por Anders Hald como "um gênio que criou praticamente sozinho as fundações para a moderna ciência estatística" e Richard Dawkins, que o descreveu como "o maior dos sucessores de Darwin".
Complementando a medida de informação própria para medir incerteza sobre espaços desordenados — proposta com sucesso pela teoria da informação, e publicada em 1949 por Claude Shannon (1916-2001) e Warren Weaver (1894-1978) no livro Teoria matemática da comunicação (The Mathematical Theory of Communication) —, Fisher criou uma medida alternativa de informação apropriada para medir incerteza sobre espaços ordenados.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ronald_Fisher (visualizado em 6/05/2017)

Thomas Hunt Morgan

                                                        Imagem-Thomas Hunt Morgan
                                                        Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hunt_Morgan
                                                        (visualizado a 25/11/2016)

Aos vinte anos se formou na Universidade de Kentucky, obtendo um doutorado em 1990 após sua formação na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, no Estado de Maryland, Estados Unidos. Em 1904 foi nomeado como professor catedrático de Zoologia na Universidade de Columbia, Estado Nova York, Estados Unidos, onde exerceu o exercício por vinte e quatro anos. No ano de 1928 mudou-se para o Estado da Califórnia, para os Laboratórios Kerkoff, em Pasadena, Estados Unidos, onde ficou até a sua aposentadoria. Em 1933 recebeu Prêmio Nobel por provar que os cromossomos são portadores de genes. No dia quatro de dezembro 1945, faleceu com 79 anos, Pasadena, estado da Califórnia, Estados Unidos.
Morgan iniciou seus estudos e experimentos na área da embriologia, fisiologia, desenvolvimento ontogenético e desenvolvimento animal. Publicou alguns livros, um deles relacionado embriologia “Experimental Embriology” publicado em 1927. Escreveu artigos relacionados à determinação e assimetria no desenvolvimento de vários animais marítimos, em dependência das primeiras divisões dos núcleos. Outros trabalhos de grande importância de publicação foram entre 1905 e 1942 dedicadas à fisiologia, histologia e genética da autoesterilidade em certos animais hermafroditos do grupo dos Ascídios. Também obteve trabalhos determinando o sexo dos Afídeos. Algumas técnicas desenvolvidas por Morgan e seu grupo ao decorrer dos seus estudos são usados até hoje como método de análise genético. Mas seu trabalho que obteve grande repercussão na mídia científica e premiações foi o estudo com as Drosophila melanogaster. Onde gerou cerca dez milhões de moscas e cem gerações para seu experimento, obtendo grandes conclusões e suposições as teorias geradas.


Gregor Michael Mendel




                                                         Imagem-Thomas Hunt Morgan
                                                         Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel
                                                         (visualizado a 25/11/2016)
Mendel nasceu em Heinzendorf bei Odrau , no distrito de Nový Jičín, região de Troppau , na região da Morávia-Silésia, que então pertencia ao Império Austríaco. Foi batizado a 22 de julho (data que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento) e pertencia a uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, hoje na República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Então Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.
Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje OlomoucRepública Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853).
Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. Ao longo da sua vida foi membro, diretor e fundador de muitas sociedades locais: diretor do Banco da Morávia, foi fundador da Associação Meteorológica austríaca, membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura, entre outras.
Morreu no dia 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crônica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel


François Jacob

                                         Imagem:François Jacob (visualizado em 28/02/2017)
                                                 Fonte:http://www.asbmb.org/asbmbtoday

François Jacob (Nancy, 17 de junho de 1920 — 19 de abril de 2013)foi um biólogo francês.

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1965. É membro da Academia Francesa de Letras, sendo-lhe atribuída a cadeira 38, por descobrir importantes estudos sobre a regulação genética das bactérias.

Além de ter sido um pintor amador, foi autor de muitos artigos científicos e de livros como “A Lógica da Vida”, uma obra de 1970 que teve muito sucesso, “O Jogo dos Possíveis” ou “O Ratinho, a Mosca e o Homem”. O seu trabalho centrou-se principalmente nos mecanismos genéticos que existem nas bactérias e os efeitos bioquímicos das mutações também nas bactérias. Estudou ainda as células dos mamíferos e o desenvolvimento embrionário inicial dos ratinhos. Em 1992 entrou no Comité Nacional de Ética francês.

Em julho de 1940 entrou no exército da França Livre, onde participou nas campanhas de Fezão e Tripolitânia, na Líbia, e em França. Oito horas depois do desembarque na Normandia das tropas aliadas, a 1 de agosto de 1944, François Jacob foi gravemente ferido. Pela sua conduta na guerra, obteve quatro medalhas.

Depois da Segunda Guerra Mundial, terminou os estudos em medicina, mas não se tornou cirurgião devido aos ferimentos, tendo escolhido a carreira de investigação científica. Em 1950, começou a trabalhar no Departamento de Fisiologia Microbiana, dirigido por André Lwoff, no Instituto Pasteur, onde fez toda a sua carreira.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Jacob (visualizado em 28/02/2017)



Sem comentários:

Enviar um comentário